Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024     
Novo Portal
Curso preparatório 'Diferença que faz diferença' abre vagas remanescentes
EXTENSÃO
Curso preparatório 'Diferença que faz diferença' abre vagas remanescentes
19/04/2021 04:00:00
por Nataniel Zanferrari

O curso de extensão ‘Diferença que faz diferença: Preparatório para ingresso em Programas de Pós-Graduação’ publicou hoje (19) edital que oferta 60 vagas remanescentes para o curso.

O edital completo pode ser acessado clicando aqui.

Entre os critérios para inscrição está ser bacharel, licenciado ou estudante regularmente matriculado no penúltimo ou último ano de curso superior. Estrangeiros também podem concorrer desde que estejam em situação regular no Brasil.

 

O curso

O objetivo deste curso de extensão é preparar candidatos composto de pessoas que pertençam a grupos sociais sub-representados no ensino superior para processos seletivos de programas de pós-graduação strictu sensu a nível de mestrado e doutorado em universidades brasileiras e estrangeiras nas diversas áreas do conhecimento.

O público alvo desejado é, preferencialmente, composto de negros, indígenas, mulheres, deficientes, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, camponesas ou da agricultura familiar, apenadas com a privação de liberdade, egressos da educação de jovens e adultos e de Instituições Públicas de Ensino Superior localizadas em Mato Grosso. Foram ofertadas 200 vagas divididas igualmente pelos polos mato-grossenses Rio Cuiabá (Cuiabá), Rio das Mortes (Nova Xavantina), Rio Paraguai (Cáceres), Rio Vermelho (Rondonópolis) e Rio Teles Pires (Sinop).

As etapas de formação geral e formação específica compõem o curso, que será ofertado de forma remota e gratuita com aulas de abril a agosto e atividades até novembro de 2021.

O curso de extensão é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em conjunto com o Núcleo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Turismo (Nepitur), do câmpus de Nova Xavantina; com o Núcleo de Estudos sobre Africanidades, Diásporas e Populações Negras (Encrespar), do câmpus de Sinop; e com o Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra), do câmpus de Cáceres. O curso também conta com a parceria da Rede Mato-Grossense de Formação Continuada em Relações Étnico-Raciais (Rede MT Ubuntu), Regional de Rondonópolis da Coordenação da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cuiabá (Cepir).

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24706 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada